Recall

Comunicado aos proprietários de Caminhões Accelo, Atego e Axor, exceto os modelos equipados com teto elétrico e climatizador, da marca Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. convoca os proprietários dos veículos abaixo identificados para atenderem à seguinte campanha de convocação:

 

Modelos Envolvidos

Chassis envolvidos
(não sequenciais)

Período de Fabricação

Accelo

9BM979023FS029940 a 
9BM979098JB067391

Janeiro de 2015 
a junho de 2017

Atego

9BM958034FB000058 a 
9BM958186JB067529

Janeiro de 2015 
a junho de 2017

Axor

9BM958207FB005567 a 
9BM958478JB067352

Janeiro de 2015 
a junho de 2017
 

Sistema envolvido: ventilação.

Razões técnicas: constatou-se a possibilidade de as portinholas do teto apresentarem inconformidades, por um desvio no processo produtivo, que geram redução de espessura da peça na região que abriga o mecanismo de abertura e fechamento da portinhola ou a incorreta sobreposição das peças plásticas que compõem a portinhola (folha interna e folha externa). Adicionalmente a estas falhas, para os veículos fabricados entre 5/9/2015 e 20/9/2015, ainda há a possibilidade de a cola utilizada na fixação das folhas interna e externa não ter sido aplicada em quantidade suficiente para a sua estabilização. 

Risco/implicações: as referidas inconformidades podem gerar trincas ou quebras na região em que se localizam os mecanismos de abertura da portinhola do teto, podendo provocar, em situações extremas, o desprendimento da portinhola. Para os casos de sobreposição incorreta das peças plásticas ou quantidade insatisfatória de cola, também em situações extremas, pode ocorrer o desprendimento da folha externa da portinhola. Tais situações podem gerar riscos de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros. 

Solução: os veículos serão gratuitamente inspecionados e, se necessário, haverá a aplicação de canaletas de reforço nas portinholas que apresentarem espessura irregular na área de abertura da portinhola ou trinca nessa região. Além disso, para casos extremos de quebra na região de abertura, de indevida sobreposição das folhas e para os caminhões fabricados entre 5/9/2015 e 20/9/2015, o reparo consistirá na completa substituição da portinhola do teto por uma peça nova, já fabricada com método que minimiza riscos de inconformidades. 

Medidas preventivas: até o início do atendimento, recomenda-se que a portinhola do teto não seja manuseada pelo condutor ou ocupante do veículo, mantendo-se na posição fechada. 

Data de início do atendimento: 16/10/2017.

Agendamento e local de atendimento do serviço: o serviço deverá ser agendado diretamente com o Concessionário de Veículos Comerciais ou no Posto de Serviço Autorizado Mercedes-Benz de sua preferência, onde será realizado o reparo, com duração aproximada de 2 (duas) horas, já contemplando todas as etapas. Consulte o endereço dos Concessionários e Postos de Serviço Autorizado por meio do nosso site www.mercedes-benz.com.br ou de nossa Central de Relacionamento com o Cliente.

Em caso de dúvidas, consultem-nos por meio de nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo telefone 0800 970 9090 ou pelo site www.mercedes-benz.com.br.

Esta iniciativa visa assegurar a máxima satisfação de nossos clientes, garantindo a qualidade, a segurança e a confiabilidade de nossos produtos.