- Líder da competição na categoria PRO, Roberval Andrade (#15) acumula 6 vitórias em 16 corridas neste ano
- Bia Figueiredo (#111) e Daniel Kelemen (#45) estão entre os finalistas da categoria SUPER
- Mercedes-Benz chega ao final da temporada dividindo a liderança da Copa Truck entre as marcas
- Caminhão Mercedes-Benz Actros se destaca pela força, excelente performance, robustez e confiabilidade nas pistas de corrida
Bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022 e atual líder da competição em 2023, o Mercedes-Benz Actros vai em busca do tricampeonato no próximo domingo, dia 10 de dezembro. A partir das 12h00, as duas provas da 9ª e última do ano serão realizadas no grande palco do automobilismo nacional: o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, capital.
Roberval Andrade (#15), da ASG Motorsport, equipe campeã de 2022 com o Actros, acumula 6 vitórias em 16 corridas neste ano. Contando também com pontuação em praticamente todas as provas, ele lidera a categoria PRO (pilotos com experiência na competição), acumulando 233 pontos, 8 de vantagem sobre o segundo colocado.
Também com o Mercedes-Benz Actros, a equipe ASG Motorsport tem dois finalistas entre os candidatos ao título da categoria SUPER (iniciantes na competição): Bia Figueiredo (#111) e Daniel Kelemen (#45).
Além dos pilotos da ASG Motorsport, a Mercedes-Benz também chega ao final da temporada com grande chance de título. Ela divide a liderança da Copa Truck entre as marcas fabricantes de caminhão, com os mesmos 522 pontos de sua concorrente, fato que ocorre pela primeira vez na história da competição.
“A Copa Truck 2023 chega à sua última etapa confirmando uma temporada de grandes emoções, alta competitividade e muita disputa nas pistas entre os brutos de corrida”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso Actros segue firme em busca do tricampeonato, entregando à equipe ASG Motorsport muita força, excelente performance, robustez e confiabilidade. Atributos, aliás, que são amplamente reconhecidos no dia a dia do transporte de carga”.
“Vamos para Interlagos com muita confiança na ASG Motorsport e também no Roberval Andrade, que tem demonstrado talento, arrojo e garra na briga pelo título na categoria PRO”, afirma Jefferson Ferrarez. “Da mesma forma, acreditamos na competência e determinação do Daniel Kelemen e da Bia Figueiredo, que é estreante na categoria”.
Roberval Andrade está confiante num ótimo desempenho nas duas provas da última etapa do ano, visando o título da Copa Truck 2023. “Vamos definir em um lugar onde eu gosto muito e onde mais venci na carreira, que é Interlagos”, diz o piloto.
O circuito de Interlagos é o mais exigente com relação aos freios dos caminhões de competição. No traçado de 4.309 metros, eles atingem as maiores velocidades e, consequentemente, precisam das maiores reduções com as freadas mais fortes e desafiadoras, especialmente na aproximação para o “S” do Senna e na Curva do Lago.
Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora
A ASG Motorsport iniciou parceria com a Mercedes-Benz no ano passado e, com o Actros, foi a campeã. Em 2023, conta com sete pilotos. Roberval Andrade (#15), proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chegou com um Actros zero km e ganhou a companhia de pilotos que estrearam na competição: Caio Castro (#22), que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo (#111), que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.
A equipe também conta com os pilotos Jaidson Zini (#25) e Daniel Kelemen (#45), que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99), que estavam ligados a outras equipes em 2022.
Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes participam da categoria PRO (pilotos com experiência na competição). Bia Figueiredo, Caio Castro e Daniel Kelemen disputam a categoria SUPER (iniciantes na Copa Truck).
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck
A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.
Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida
Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.
Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.
MirrorCam é inovação exclusiva da Mercedes-Benz na Copa Truck
Neste ano, a Mercedes-Benz trouxe uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira para a Copa Truck: o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.
Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.
Transmissão pela Band, SporTV e nas redes sociais
Com previsão de início às 12h00 do domingo 10 de dezembro, as duas provas da 9ª etapa de 2023, em Interlagos, serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.