Bionic Car
O conceito
Para concretizar o carro biônico Mercedes-Benz, os engenheiros do Centro de Tecnologia Mercedes-Benz e o departamento de Pesquisa da Mercedes-Benz procuraram um exemplo específico na natureza que não apenas se aproximasse à idéia de um carro aerodinâmico, seguro, confortável e ambientalmente compatível em termos de detalhes, mas como um conjunto formal e estrutural. O exemplo alcançado foi o Peixe-Cofre.
Apesar de seu corpo em forma de cubo-caixa, este peixe tropical tem de fato marcantes linhas fluidas, e representa, portanto, um ideal aerodinâmico. Com um modelo construído com precisão de um Peixe-Cofre os engenheiros em Stuttgart conseguiram alcançar um coeficiente de arrasto de apenas 0,06 no túnel de vento.
Para usar este grande potencial para a finalidade do desenvolvimento automotivo, especialistas da Mercedes-Benz criaram primeiro um modelo de carro na proporção 1:4, cuja forma foi substancialmente baseada no Peixe-Cofre. Durante os testes do túnel de vento um coeficiente de arrasto de 0,095 – um valor sem precedentes na engenharia automotiva– foi alcançado com este modelo de argila. Ele corresponde a valores alcançados com formas altamente aerodinâmicas (Cd 0,09) e outras formas aerodinâmicas ideais.
A Mercedes-Benz utilizou as descobertas desta pesquisa durante o desenvolvimento do carro biônico, um carro compacto totalmente funcional e pronto para a estrada, que tem um comprimento de 4,24 metros e espaço para quatro ocupantes, mais bagagem. Com um valor Cd de apenas 0,19, no quesito aerodinâmica este veículo conceito está entre os mais eficientes em sua categoria de tamanho.
Rigidez
O Peixe-Cofre, o modelo aerodinâmico para o carro conceito, também é um exemplo primordial de rigidez e peso leve. Sua pele tem um formato hexagonal, com numerosas placas ósseas que proporcionam máxima resistência com um mínimo de peso e, efetivamente, protegem o animal de ferimentos. Os pesquisadores da Mercedes-Benz examinaram esta estrutura biônica e transferiram seu princípio para o estudo do carro biônico da Mercedes-Benz com a ajuda de um processo de cálculo especial. O processo é baseado nos princípios da formação de ossos e permite, por exemplo, alcançar 40% a mais de rigidez nos painéis externos das portas do que seria possível com projetos convencionais. Se toda a carcaça do corpo for calculada de acordo com este princípio biônico, o peso total é reduzido em cerca de um terço sem diminuir a segurança de resistência e impacto.
Economia
Além da soberba aerodinâmica e o conceito construtivo de peso leve derivado da natureza, o motor diesel de 140 hp e inovadora tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) contribuem enormemente para a economia de combustível e uma redução adicional nas emissões. O carro conceito tem uma autonomia de 23,2 km por litro –mais de 30% menos que um carro de produção comparável. Em velocidade constante de 90 km/h a unidade diesel de injeção direta é capaz de fazer até 35,7 km com apenas 1 litro de combustível.
A Mercedes-Benz está atualmente testando sua tecnologia SCR em nível mundial. Por este meio e com o fluído operacional adicional “AdBlue”, as emissões de óxido de nitrogênio do motor diesel de injeção direta podem ser reduzidas em até 80%. O objetivo destes testes é evitar as desvantagens do consumo de combustível com a otimização dos processos de combustão no motor. É nesse ponto que os engenheiros de automóveis da Mercedes-Benz estão se beneficiando da experiência adquirida por seus colegas no setor de veículos comerciais, onde a tecnologia SCR já se encontra em uso bem sucedido.
A Mercedes-Benz também pretende utilizar o grande potencial deste processo para carros de passageiros diesel no futuro e estará inicialmente oferecendo a tecnologia SCR nos EUA quando os testes tiverem sido completados.
“AdBlue” é uma solução de uréia aquosa que é borrifada no sistema de exaustão em quantidades precisamente medidas, dependendo da situação operacional do motor. Isto converte os óxidos de nitrogênio em nitrogênio inofensivo e água. O reservatório para este fluído de serviço está localizado no espaço do estepe do carro conceito e sua capacidade é suficiente para uma quilometragem que corresponde ao intervalo de serviço para um modelo diesel atual da Mercedes. O estudo de carro biônico da Mercedes-Benz também é equipado com um filtro de particulados diesel livre de manutenção.