F-500 Mind
F-500 Mind
O novo F 500 Mind, é um moderno sedan fastback de quatro portas, e pode ser considerado um verdadeiro laboratório móvel de pesquisa. O modelo traz mais de uma dúzia de idéias para aumentar a segurança, tecnologia de direção e o conforto dos futuros automóveis da Mercedes-Benz.
O grande número de inovações estende-se por todo o veículo, do sistema de visão noturna com faróis a laser infravermelhos, às portas bidirecionais e um mostrador multivisão programável para o motorista. Pedais eletrônicos de acelerador e freios, uma coluna interior que proporciona rigidez estrutural, e um sistema ultra-som de informações do motorista são características adicionais que estão sendo avaliadas pela Mercedes-Benz no F 500 Mind.
Para o motor, os pesquisadores da Mercedes-Benz desenvolveram uma unidade híbrida a diesel de alto desempenho cujo consumo de combustível é até 20% menor que o de um motor à diesel convencional. O avançado motor V8 a diesel de 250 cavalos de potência da Classe S foi combinado com um motor elétrico (50 kW), que é ligado e desligado por um controlador eletrônico em resposta às condições do tráfego e o estilo de condução do motorista. O motor elétrico pode assumir o comando, por exemplo, no arranque, em condições de tráfego lento ou em outras situações onde um motor de combustão interna não opere com tanta eficiência.
Quando o motorista solicitar mais potência, o motor V8 de combustão interna entra em operação para proporcionar uma forte aceleração. A bateria de 300V para o motor elétrico está localizada embaixo da célula de passageiros e é recarregada durante as frenagens.
Pedais eletrônicos
Com uma carroçaria de 5092 mm de comprimento e uma distância entre-eixos de 2965 mm, o F 500 Mind oferece um ganho significativo no espaço das pernas na parte traseira quando comparado com um sedan convencional. Isto foi possível com o uso dos inovadores pedais eletrônicos de acelerador e freio que tomam a forma de superfícies sensíveis à pressão.
Os sensores nestes "pedais" transmitem os comandos do motorista ao motor e ao sistema de frenagem SBC™ por meio de impulsos elétricos. Esta tecnologia ocupa muito menos espaço que os pedais mecânicos convencionais, aumentando o comprimento da área para os pés em 120 mm. Os assentos do motorista e do passageiro dianteiro podem, portanto, ser posicionados mais à frente, proporcionando assim mais espaço para os passageiros traseiros. A direção também é controlada eletronicamente.
A tecnologia inteligente de abertura das portas permite que elas sejam abertas de duas formas diferentes: da maneira convencional (ambas as portas se abrem para a frente) ou a partir do centro do automóvel. Nesta última forma, a coluna B move-se para trás com a porta traseira, proporcionando uma abertura de 1900 mm de largura para a entrada e saída dos ocupantes.
Com a ausência das colunas "B", que normalmente proporcionariam a rigidez estrutural e a proteção lateral contra impactos, os engenheiros criaram uma inovadora coluna interior capaz de atender plenamente aos padrões Mercedes-Benz de segurança para os passageiros. A coluna está localizada no centro do veículo em direção à traseira e conecta o assoalho à estrutura do teto. Ela também contém os dutos de ar-condicionado e as unidades de iluminação interior.
Sistema de informações
O mostrador multivisão do F 500 Mind forma a peça central de um inovador sistema de instrumentação, que controla, oferece informações claras e ao mesmo tempo reduz a fadiga do motorista. Os medidores e mostradores do painel de instrumentos são programáveis e suas imagens podem ser opticamente sobrepostas ou combinadas com o auxílio de um espelho semitransparente. Desta forma, o motorista pode consultar uma ampla variedade de informações com o aperto de uma simples tecla no volante.
A informação é sempre mostrada diretamente no campo de visão do motorista onde pode ser vista facilmente, sem distraí-lo. Um mostrador adicional está situado acima do console. Ele está ligado a uma tela cuja superfície é dividida exatamente da mesma forma que a do mostrador central. Tocando esta superfície, o motorista pode controlar o sistema de navegação, rádio, ar-condicionado, telefone e outros equipamentos.
Botões e teclas adicionais no veículo estão equipados com sensores especiais que podem detectar a aproximação da mão do motorista mesmo a uma distância de vários centímetros. Eles podem então chamar imediatamente a função relevante no mostrador central para uma operação mais conveniente.
Um avançado sistema de controle operado por voz e um sistema ultra-som de informações do motorista levam o conforto um passo à frente. A tecnologia ultra-som dirige o som para o motorista de forma que somente ele possa ouvir as informações do sistema de navegação, notícias sobre o tráfego e outras fontes baseadas em som, enquanto que os demais passageiros não são perturbados.
Visão noturna
No escuro ou com pouca visibilidade, o inovador sistema de visão noturna projeta suas imagens para o mostrador do lado direito. O sistema de visão noturna consiste em dois faróis a laser infravermelhos na frente do veículo que "iluminam" a estrada com sua luz invisível numa faixa de até 150 metros. A luz refletida de outros veículos, ciclistas ou pedestres na câmara montada no pára-brisas dianteiro do F 500 Mind é projetada em preto e branco para o mostrador multivisão.
Isso permite que o motorista localize possíveis perigos muito antes do que em um veículo operando com faróis convencionais, que têm uma capacidade de apenas 40 metros. Assim, a Visão Noturna torna a direção noturna mais segura.
Estação de trabalho
Como um automóvel de pesquisa, o F 500 Mind é equipado com uma espécie de pequeno laboratório que se abre para trás. Isto permite a um pesquisador sentado na parte de trás do veículo monitorar e controlar os sistemas veiculares durante os testes em pistas de prova e executar medições. Por exemplo, os pesquisadores estão planejando utilizar este veículo para testes de aceitação do inovador sistema de instrumentação entre os usuários, para testes práticos do sistema de motorização híbrida e do sistema de visão noturna.
A Mercedes-Benz já apresentou um total de cinco automóveis-conceito desde o início dos anos 90. Inovações como o radar de aproximação (DISTRONIC), controle operado por voz (LINGUATRONIC) ou a chamada de emergência automática (TELE-AID), todas apresentadas em primeira mão no F 100, em 1991, são agora encontradas em muitos dos automóveis da Mercedes-Benz.