F-600
F-600 Hygenius
O novo F 600 HYGENIUS, o mais recente de uma série de veículos de pesquisa, aponta o caminho em direção ao futuro. Acionado por uma célula de combustível de emissões zero, com um desempenho de 115 cv, o compacto de estilo familiar tem um consumo de 34,5 km/l e tem uma autonomia de mais de 400 km.
Além da tecnologia da célula de combustível, o veículo de pesquisa da Mercedes-Benz também demonstra um conceito operacional com mostradores virtuais, novo estilo de assentos e outras tecnologias pioneiras projetadas para otimizar a segurança e o conforto dos passageiros.
As células de combustível usam a reação química entre hidrogênio e oxigênio para gerar força elétrica em um processo que não produz emissões. A célula de combustível no F 600 HYGENIUS está cerca de 40% mais compacta que anteriormente, funciona com maior eficiência e é notável por suas características de partida a frio. Isto foi alcançado graças à inclusão de inovações como as pilhas de combustível reprojetadas, um turboalimentador elétrico e um novo sistema de umidificação e desumidificação.
O F 600 HYGENIUS atinge uma potência máxima de 115 cv combinada com um pico de torque de 350 Nm. O acionamento de célula de combustível isoladamente gera um desempenho de potência constante de 82 cv e um torque de 250 Nm. Com qualquer excesso de energia que esteja sendo armazenado na bateria de lítio-íons, o sistema atua de forma similar a um acionamento híbrido, selecionando a melhor fonte de força para utilizar dependendo da situação de direção.
Ao estacionar ou manobrar, por exemplo, o motor elétrico extrai sua força apenas da bateria, enquanto a célula de combustível e a bateria alimentam-no com energia conjunta quando o veículo estiver acelerando. O motor elétrico funciona também como gerador que carrega a bateria durante a frenagem do veículo recuperando energia de acionamento.
Energia
Além de gerar energia limpa para acionar o veículo de pesquisa, a célula de combustível também funciona como uma fonte móvel de energia: seus 66 kW de energia elétrica seriam suficientes para manter diversas casas abastecidas.
Os passageiros a bordo do F 600 HYGENIUS também se beneficiam de suas extraordinárias reservas de energia. Um exemplo são os porta-copos, que usam energia elétrica da célula de combustível para manter as bebidas quentes ou frias. A energia da célula de combustível permite que dispositivos elétricos sejam operados em qualquer lugar ao nível normal de voltagem - depois da conversão a bordo - concedendo aos ocupantes total independência da rede elétrica em viagens familiares ou de negócios. Tudo o que eles precisam é conectar o dispositivo a um soquete de energia na porta traseira.
Espaço
O F 600 HYGENIUS de quatro portas também destaca-se no que se refere a conforto e versatilidade. Apesar do compacto comprimento da carroçaria, de apenas 4348 mm, os níveis de espaço interno são impressionantes, mesmo em relação aos padrões da classe luxo.
A distância entre os assentos dianteiros e traseiros mede 945 mm e pode ser aumentada em mais 400 mm graças ao projeto deslizante dos assentos individuais traseiros. Isto coloca as dimensões de conforto do veículo de pesquisa ao nível dos números encontrados nos sedãs de luxo.
Versatilidade
Um conjunto de engenhosas soluções de estilo fazem do F 600 HYGENIUS um carro ideal para a família. Um exemplo é o estilo dos assentos, amigável às crianças. O assento do passageiro dianteiro e os assentos individuais traseiros incorporam uma nova tecnologia que permite que o encosto seja usado de forma invertida. Os encostos podem ser girados para a frente e invertidos de tal forma que os assentos infantis ISOFIX possam ser travados em suas posições nas almofadas de assento em posição voltada para trás.
A disposição de assentos face a face aumenta a segurança, ao mesmo tempo em que torna mais fácil atender crianças em viagem, com o ajuste adicional para a frente e para trás e transversalmente dos assentos traseiros, permitindo alcançar as crianças facilmente a partir do assento traseiro ao lado.
A Mercedes-Benz desenvolveu um novo assento revolucionário para o motorista envolvendo uma almofada do encosto de duas peças que segue os movimentos da parte superior do corpo e minimiza o esforço sobre a coluna, independentemente da posição do assento. Se, por exemplo, o motorista reclinar o assento mais para trás, a seção inferior da almofada do respaldo gira para a frente para apoiar a área pélvica.
Câmeras integradas
Câmeras integradas aos retrovisores externos monitorizam o tráfego lateral e traseiro do F 600 HYGENIUS, mesmo quando ele está estacionado. Se outro carro ou bicicleta estiver se aproximando por trás, o sistema automaticamente desativará as portas por um breve período para evitar o risco de uma colisão quando elas forem abertas.
Na estrada, o sistema de vídeo monitoriza o "ponto cego" de ambos os retrovisores externos e avisa os motoristas prestes a mudar de pista se um veículo está se aproximando por trás.
Economia de espaço
A porta-traseira do F 600 HYGENIUS tem um estilo de duas peças, que oferece máxima praticidade. Se o espaço estiver muito apertado, a seção inferior da porta traseira é automaticamente dobrada para dentro, de forma que a porta traseira gire dentro de um ângulo muito mais apertado à medida que abre. Enquanto isto acontece, o pára-choques traseiro desce, puxando a placa do piso do compartimento de bagagem para fora para simplificar o carregamento.
As portas dianteiras do mais recente veículo de pesquisa da Mercedes-Benz também ostentam uma tecnologia projetada para tornar a entrada e a saída do veículo tão fácil e conveniente quanto possível quando estiver estacionado em espaços apertados. As portas giram para cima inclinadamente, o que significa que elas tomam menos espaço para o lado que portas automotivas convencionais.
Funções operacionais
Para permitir que uma vasta multiplicidade de funções no painel seja operada de forma rápida e com segurança, os engenheiros desenvolveram um conceito baseado em comprovados princípios operacionais utilizados na nova Classe S. Este conceito ajuda a minimizar a distração do motorista, beneficiando a segurança de direção.
Como na Classe S, botões localizados no centro do painel de instrumentos servem para operar os sistemas mais freqüentemente utilizados, como rádio, ar condicionado, telefone do carro e navegação. Estes botões podem ser facilmente alcançados tanto pelo motorista como pelo passageiro dianteiro.
O botão empurra/gira, no centro do painel de controle, pode automaticamente detectar se está sendo operado pelo motorista ou pelo passageiro dianteiro, permitindo a ambos programar seus ajustes pessoais de controle climático. Esta instalação inteligente de reconhecimento de usuário é baseada nos sinais elétricos transmitidos na pele. No momento em que o passageiro dianteiro toca no botão empurra/gira, no centro do painel de controle, um circuito de dados se fecha entre o botão e sensores na almofada do assento, mudando o mostrador para os ajustes do lado do passageiro dianteiro.
Para funções operacionais avançadas, o controlador COMAND, desenvolvido para a nova Classe S, se estende para fora do descansa-braço entre os assentos dianteiros e permite uma navegação direta através dos menus de controle do sistema COMAND.
Mostradores virtuais
As imagens, em ambos os mostradores coloridos de alta resolução no painel de instrumentos, são invertidas, por meio de dois espelhos, antes de serem projetadas para aparecer em um ponto a 1,40 metro em frente ao motorista.
Esta avançada tecnologia virtual de exibição da Mercedes-Benz representa uma melhoria fundamental para a segurança, já que ela encurta o tempo necessário para que os motoristas mudem seu olhar do que está acontecendo na estrada ao longe para o mostrador próximo do conjunto de instrumentos.
Estudos científicos confirmaram que, com esta tecnologia, os olhos do motorista não precisam ajustar-se constantemente entre a longa e a curta distância, de forma que eles não cansam tão rapidamente.
Iluminação
Faróis com LEDs de alta potência otimizam a visão noturna do motorista e ajudam a evitar acidentes. Os LEDs são distribuídos através de três módulos projetores: o módulo de luz no centro é ativado conforme necessidade, dependendo da situação de direção, e também assume funções adicionais, como facho alto, o Sistema de Iluminação Ativa e a luz de iluminação das curvas. Todas as diversas características de iluminação são executadas simplesmente ligando e desligando eletronicamente os LEDs individuais, eliminando assim a necessidade de componentes móveis, tais como os atualmente montados para o Sistema de Iluminação Ativa.
PRE-SAFE
O sistema preventivo de proteção de ocupantes PRE-SAFE, que foi originalmente lançado na Mercedes-Benz Classe S em 2002, continuará a ser ampliado pelos engenheiros da marca no futuro.
Duas funções adicionais de proteção antecipada foram incorporadas a bordo do F 600 HYGENIUS: proteção ativa de joelhos para apoiar o passageiro dianteiro e protetores de cabeça com apoios laterais, que se estendem automaticamente para manter a cabeça firme. Estas novas características são disparadas juntamente com as demais medidas PRE-SAFE antes de um iminente acidente, para preparar os ocupantes e o veículo para uma colisão.