F-700

F-700

Com o automóvel de pesquisa F 700, a Mercedes-Benz apresenta novas idéias que podem nortear sua produção nos próximos anos: este conceito de sedã de luxo do futuro mostra como características de conforto podem ser combinadas com alto nível de respeito ao meio ambiente, reunindo bom desempenho e consumo de combustível excepcionalmente baixo.

O F 700, com 5,17 metros de comprimento e amplo espaço interior, pretende oferecer uma maneira completamente nova e confortável de utilização.

PRE-SCAN

O F 700 é o primeiro automóvel do mundo capaz de reconhecer antecipadamente as condições da estrada à sua frente e de se adequar aos pontos irregulares com sua suspensão PRE-SCAN, ampliando substancialmente o conforto para motorista e passageiros.

DIESOTTO

Outra inovação é o sistema de propulsão dianteiro DIESOTTO apresentado no F 700, um motor quatro cilindros com deslocamento de apenas 1,8 litro que combina os pontos fortes de um motor a gasolina de baixas emissões com os benefícios de baixo consumo de um motor a diesel. Suas emissões de apenas 127 gramas por quilômetro correspondem a um consumo de 5,3 litros a cada 100 quilômetros rodados (o equivalente a 18,9 km/litro), resultados extremamente baixos para um veículo dessa classe.

Isso é possível devido a um conceito inédito de motorização, que é proposto pela tecnologia DIESOTTO - um avanço no motor de combustão interna desenvolvido pela Mercedes-Benz. Com auto-ignição controlada (CAI), injeção direta de combustível e turbocompressor, ela combina a alta potência do motor de ignição por centelha com o torque amplo e a alta economia de um propulsor a diesel. Este sistema de motorização do F 700, de quatro cilindros com alimentação forçada em dois estágios, atinge o nível de desempenho do atual Classe S com motor 3.5 naturalmente aspirado e do V6 turbodiesel de 3 litros.

“Nosso objetivo é tornar o carro com motor a gasolina tão econômico, em relação ao consumo, quanto um a diesel. O novo conceito DIESOTTO é um forte passo à frente nesta direção, combinando as melhores propriedades do motor de ignição por centelha com as do a diesel, " diz o Dr. Thomas Weber, membro do conselho e responsável pelo Grupo de Pesquisas e Desenvolvimento de Automóveis Mercedes-Benz.

Suspensão ativa

O F 700 também estabelece novos padrões quanto ao nível de ruídos, vibração de pneus e conforto de suspensão. A suspensão ativa controlada hidraulicamente ameniza de forma pró-ativa os efeitos dos obstáculos detectados, proporcionando conforto além dos padrões existentes atualmente.

SERVO-HMI

Outra inovação proposta pelo F 700 é o conceito operacional SERVO-HMI. Combinando desenho futurista com uma quantidade adequada de controles (sem excessos), o sistema facilita a utilização pelo condutor. Por meio de seu painel, equipado com um menu simples e auto-explicativo, pode-se "conversar" com o avatar (um assistente operacional virtual) sobre tarefas específicas, como o caminho a ser traçado pelo sistema de navegação.

Espaço

O desenho externo e a longa distância entreeixos do F 700 indicam o amplo espaço criado para os passageiros. O estilo empregado para dar formas à carroceria busca combinar a inspiração originada por elementos da natureza com a inovação técnica. Apesar do padrão futurista, o F 700 está de acordo com a identidade da marca Mercedes-Benz.

O conceito interno interpreta conforto e bem-estar de uma maneira nova, muito distinta de um sedã convencional. Com seu assento REVERSE o F 700 permite que seus ocupantes fiquem de frente ou de costas para o sentido de marcha, solução que proporciona conforto, melhor aproveitamento de espaço e facilidade de comunicação entre todos.

A exemplo de outros automóveis de pesquisa desenvolvidos no passado, o F 700 fornece idéias inspiradoras para o futuro tecnológico da Mercedes-Benz.