Diesel da Cana

A Mercedes-Benz do Brasil com a sua vocação pioneira foi à primeira empresa automobilística no Brasil a testar o Diesel de cana.
Primeiramente em testes de motores em bancos de provas no segundo semestre de 2009.

Na sequencias ocorreram os testes em veículos, tais como, no Accelo Challenge Bibendum Rio 2010, em ônibus urbanos da Empresa Santa Brígida em São Paulo em 2010 e no Rio de Janeiro com a FETRASPOR (Federação das empresas de transportes de passageiros do estado Rio de Janeiro) na empresa Viação Saens Peña em 2011.

O Diesel de cana (AMD) é um hidrocarboneto (C15H32) fabricado do caldo de cana-de-açúcar, num processo parecido com a produção de etanol, porém utiliza uma tecnologia desenvolvida pela empresa Amyris. Este hidrocarboneto tem propriedades muito semelhantes ao Diesel fóssil.

O Diesel de cana por ser de origem renovável, estima-se que a redução dos gases de efeito estufa (CO2) seja superior a 90% quando comparado ao uso do Diesel fóssil, pois praticamente todos os gases de efeito estufa emitidos durante a sua produção e consumo são reciclados no processo, não acumulando na atmosfera.

O Diesel de cana (AMD) apresenta uma redução significativa das emissões do motor quando comparados ao Diesel fóssil S50, conforme figura ao lado.