Gerenciamento de Resíduos
A Mercedes-Benz do Brasil possui um amplo e cuidadoso processo de coleta, triagem e destinação adequada nas Centrais de Resíduos Classe I e II, seguindo a classificação: perigosos, recicláveis e não recicláveis.
Os itens rotulados como perigosos são incinerados ou coprocessados, sendo queimados em fornos de cimento. Os resíduos recicláveis e não recicláveis são separados, por meio da coleta seletiva, para posterior destinação adequada: reciclagem, doação, compostagem ou aterro sanitário.
Já os materiais inservíveis e bens desmobilizados são gerados, disponibilizados e enviados para a respectiva central pelas áreas nos diversos processos produtivos por inadequação, obsolescência ou outros motivos que levem estes a deixarem de ser úteis.
A disposição / entrega dos materiais pode ser realizada também através dos pontos de descarte pela fábrica, de forma organizada e de acordo com suas características.
A etapa do recolhimento dos materiais nos pontos de descarte, bem como o recebimento e conferência na central, é realizada por colaboradores devidamente instruídos de acordo com os procedimentos internos de meio ambiente. A partir dessas etapas os materiais inservíveis são separados/descaracterizados, acondicionados por tipos/classificação e enviados para a disposição final.
A reciclagem/segregação dos materiais inservíveis e bens desmobilizados é realizada por empresas que por sua vez participam do sistema de venda direta ou arrematantes do processos de venda através de leilões.