Edições Anteriores
Parceiros premiados em 2022:
Concessionárias
Ingá (Cambé - PR) Sustentabilidade Sobre Rodas: Ao substituir os pesos de chumbo no balanceamento dos pneus de veículos de carga, o projeto pode proporcionar o aumento da durabilidade dos pneus, reduzir o consumo de combustíveis e custos de revisão, além de evitar a emissão de 51.23g de CO2 por litro de combustível.
Pirasa (Piracicaba – SP) Energia Solidária: Buscando alcançar suas metas de redução de emissões de CO2, o Grupo Pirasa realizou a instalação de placas solares em suas concessionárias. Com as economias promovidas pela geração de energia, a unidade realizou a doação de equipamentos de iluminação mais eficientes para entidades filantrópicas da comunidade, assim proporcionando a elas a otimização do consumo e consequente redução das despesas.
Rodobens (Ji-Paraná/RO) A Vez Delas: O projeto ofereceu um curso completo de manutenção de veículos comerciais para mulheres, em sua maioria mães-solo, para capacitá-las e oferecer mais oportunidades de trabalho. Em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, a Rodobens ofereceu transporte e alimentação a todas, além de disponibilizar atividades recreativas aos filhos destas mulheres durante toda a duração do curso.
Fornecedores
Eaton (São José Dos Campos/SP) - Recuperação De Graxa Grafitada: Com o desenvolvimento do projeto, a graxa grafitada utilizada nas prensas da forjaria passou a ser reaplicada, sem perda de qualidade, na etapa de rebate do processo de forjamento de válvulas. Com isso a unidade reduziu o consumo em 51% de graxa nova, redução de 26% na geração de resíduos e atingiu uma economia de 626 mil reais em 2021.
Eaton (Mogi Mirim/SP) – Recuperação Energética Para Forno De Revenimento: Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados pelo processo produtivo, foi implantada a melhoria no sistema de tratamento térmico a partir do redirecionamento da dissipação de energia dos fornos contínuos para o forno de revenimento. Desta forma, houve a redução de 80% do consumo de energia elétrica do processo, o equivalente a 350 mWh que evitam a emissão de cerca de 44 toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Schulz S.A (Joinville/SC) – Aterro Zero: Usinagem E Pintura: Há quase duas décadas a Schulz vem realizando a reciclagem interna dos cavacos metálicos do processo de usinagem, os quais representam 75% dos seus resíduos gerados. Os cavacos são processados em forma de briquetes e retornam para a fundição para a produção de novas peças da companhia. De 2021 a agosto de 2022, a Schulz deixou de enviar 206 toneladas de resíduos para aterros e em 10 anos possibilitaram o reuso de 40 mil toneladas de cavacos.
SKF Do Brasil (Jundiaí/SP) – Educação Continuada SKF: Através do oferecimento de capacitação técnica, o projeto buscou promover a inserção de pessoas da comunidade no mercado de trabalho. Em parceira com a prefeitura local, foram realizadas aulas de linguagem de programação para alunos da rede pública. Também houve o desenvolvimento do programa “Emprega Mais” em parceria com o SENAI para capacitação na área de manutenção, usinagem e logística dentro da fábrica da SKF. A ação teve uma efetividade de 94% na inserção dos participantes no mercado da região.
ZF do Brasil (Sorocaba/SP) – Air Leak Busters: Foi implantado um sistema de detecção, identificação e eliminação de vazamentos de ar comprimido com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica e gás carbônico consumidos no sistema. A partir do projeto a ZF conseguiu diminuir o consumo de 500 mWh de energia e contribuiu para a conscientização dos colaboradores que replicam aos colegas a importância de sanar os vazamentos e os ganhos ambientais do assunto.
Parceiros premiados em 2021:
Concessionárias de Veículos Comerciais
• Pirasa (Piracicaba – SP) – Papel Zero: Para reduzir o número de impressões de papel, a gestão de documentos da Pirasa passou a ser realizada em formato digital, gerando economia financeira, de energia elétrica e de uso de toners de tinta. Com a economia gerada foram feitas doações de leite e leite em pó para instituições que atendem adultos, crianças e adolescentes.
• Prodoeste (Uberaba – MG) – Ar condicionado fonte de água: Projeto de redução de consumo de água limpa a partir da reutilização da água descartada na saída dos equipamentos de ar condicionado, que foram então utilizadas para uso na limpeza geral. Em um ano, o projeto conseguiu economizar um volume aproximado de 30.000 litros de água.
• Rodobens (Vilhena – RS) – Km de amor que corre nas veias: Campanha de incentivo à doação de sangue para o Hemocentro, que atende Vilhena e outros 9 municípios. Cada doação, além de contribuir com o estoque do banco de sangue do Hemocentro, contribuiu para a conversão em cestas básicas para a pastoral da criança da cidade. Resultando em 1.526 kg de alimentos e 120 famílias atendidas.
Fornecedores
• Eaton – Projeto Desengraxante para Lavagem a Frio: Através de melhoria no processo de máquinas de lavar peças, a Eaton conseguiu reduzir a emissão de 44 toneladas métricas de GEE. Espera-se que em 2022, o desengraxante para lavagem a frio seja aplicado em todas as máquinas da planta de Valinhos (SP) e reduza 396 toneladas métricas anualmente, além de gerar uma economia de U$ 420 mil em produtos químicos e energia.
• Robert Bosch – “Neutralidade de CO2 – uma meta global da Bosch”: O projeto faz parte da meta mundial do Grupo Bosch, que por meio do compartilhamento de boas práticas, ações e medidas implementadas nas unidades de Curitiba (PR) busca minimizar as emissões de CO2 em consonância com a estratégia de carbono neutro do grupo.
• SKF do Brasil – RecondOil: A iniciativa buscou viabilizar o reuso de óleos lubrificantes industriais através da tecnologia de dupla separação. Com o sistema RecondOil foi possível obter um óleo com alto nível de pureza, que além de contribuir para a melhoria da eficiência dos processos, também resultou na diminuição do consumo e do descarte inadequado na fábrica da empresa em Cajamar (SP).
• Michelin – RubberWay: A fim de promover a transparência dos seus processos e garantir uma cadeia produtiva sustentável e responsável, a Michelin disponibilizou em seu banco de dados informações referentes ao mapeamento da borracha natural utilizada na fabricação dos seus pneus. Através destes dados a sociedade pode optar por produtos desenvolvidos por processos mais sustentáveis e de menor impacto ambiental.