Unidades Móveis de Saúde
O acesso a serviços de saúde é um dos grandes desafios no Brasil. Ciente de sua responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira, a Mercedes-Benz se uniu a parceiros para desenvolver as Unidades Móveis de Saúde. Os espaços de atendimento são implementados em caminhões e Ônibus da marca e fornecem atendimento médico e vacinação geral e contra a Covid-19, a comunidades em situação de vulnerabilidade de diversas regiões do país.
No total, são oito carretas puxadas pelo Mercedes-Benz Actros e um Axor baú que atendem diversas especialidades, como oncologia, odontologia, ginecologia, oftalmologia e telemedicina, treinamento de profissionais de saúde para combate à pandemia e até mesmo pequenas cirurgias, e mais dois ônibus destinados a imunização geral e vacinação contra a Covid-19. A expectativa é que mais 1 milhão de pessoas sejam atendidas em três anos.
O projeto das Unidades Móveis de Saúde também dedica foco especial à saúde do caminhoneiro, prestando atendimento em rodovias, portos e outros locais de alta concentração de motoristas.
No primeiro ano de atuação do projeto #UnindoForças – abril de 2021 a março de 2022 – as Unidades Móveis de Saúde já rodaram mais de 30 mil quilômetros, chegando a 60 cidades em 12 estados brasileiros. Com essa abrangência, mais de 171 mil pessoas foram atendidas, somando 374 mil procedimentos e 69 mil vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas.
Além do fornecimento dos caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil disponibiliza motoristas profissionais e recursos internos para administração do projeto. As Unidades Móveis de Saúde são um projeto realizado com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e demais parceiros.
ONGs parceiras – Amigos do Bem, Cies, Cruz Vermelha, Instituto Luz para a Vida, Renovatio, SAS, Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.
Confira os vídeos sobre esse primeiro ano do projeto:
Vídeo 1
Vídeo 2