Sistemas BRT da Mercedes-Benz

Sistemas BRT em todo o mundo.

O primeiro sistema BRT foi criado nos anos 70 na América Latina, onde o crescimento rápido da população urbana estava gerando grandes problemas de trânsito. A enorme procura de meios de transporte e a situação financeira das cidades exigiam uma solução inovadora. Assim, foi desenvolvido um sistema de trânsito novo, de baixo custo que permitisse a mobilidade de todos as camadas da população, e que entretanto mereceu o reconhecimento a nível mundial. O sucesso do BRT contribuiu para a divulgação destes sistemas em todo o mundo; hoje existem ao redor do mundo mais de 160 sistemas de transporte em operação e muitos outros em fase de construção ou planejamento. Os ônibus da Mercedes-Benz são utilizados com sucesso em sistemas BRT em todo o mundo, desde o ônibus superarticulado  até ao micro-ônibus como veículo alimentador. Com a nossa experiência na manutenção e disponibilização de peças de reposição, bem como soluções de financiamento feitas sob medida, os ônibus da Mercedes-Benz contribuem para o sucesso do BRT.

Bus Rapid Transit (BRT) em Estrasburgo, França: CTS Estrasburgo.

Na última década, foram implementados numerosos sistemas BRT em França, sendo que a linha G em Estrasburgo é considerada um modelo exemplar. A variante francesa do sistema BRT, concebida para as necessidades das cidades europeias, chama-se "Bus a haute niveau de service" (BHNS). Estrasburgo é conhecida entre os planejadores de trânsito pela bem-sucedida reintrodução dos bondes elétricos em 1994. Quase 20 anos mais tarde, a cidade estava à procura da melhor forma de ligar as áreas urbanas do noroeste à estação principal analisando, além da ampliação da rede de bondes elétricos, também o lançamento de um sistema BHNS.

Depois de uma análise da viabilidade econômica, diálogos com políticos e um estudo sobre o prolongamento de uma linha de bondes elétricos, foi tomada uma decisão a favor de um sistema BHNS. A linha foi posta em funcionamento em 30 de novembro de 2013, após menos de um ano de construção. Além do foco no planejamento de um corredor de ônibus otimizado, paradas e ônibus modernos, foi valorizado muito o marketing e a integração na rede de transportes existente. Estes objetivos foram atingidos, entre outros, através de um sistema de bilhetes comum, um sistema de informação ao passageiro em tempo real e uma integração coerente de P+R (Park and Ride) e B+R (Bike and Ride) ao longo do trajeto.

Outros exemplos de sistemas BRT europeus implementados com sucesso encontram-se, entre outros, em Nantes/França, Saint-Nazaire/França, Granada/Espanha e Amsterdã/Países Baixos.

Bus Rapid Transit (BRT) em Istambul, Turquia: Metrobüs.

O sistema BRT "Metrobüs" em Istambul, na Turquia, é uma solução bem-sucedida para os desafios de trânsito da cidade dividida por dois continentes. O forte crescimento da população, a localização no estreito de Bósforo, bem como o  aumento desproporcional no registro de veículos de passeio novos, colocaram exigências especiais que o Metrobüs, como sistema de trânsito sustentável e orientado para o futuro, tem de satisfazer. As particularidades do sistema Metrobüs são uma velocidade média muito elevada devido à implementação da linha numa via urbana, a elevada frequência, bem como o elevado conforto. Os 250 ônibus Mercedes-Benz CapaCity e os 360 Mercedes-Benz Citaro e Conecto são um fator de sucesso importante do sistema, cujo sucesso já levou a várias extensões.

Bus Rapid Transit (BRT) no Rio de Janeiro, Brasil: Transoeste. 

Em 2014, o Rio de Janeiro foi sede de jogos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, e em 2016, com os Jogos Olímpicos, foi novamente palco de um grande evento esportivo. Estes grandes eventos são um desafio com muitas facetas para as cidades, principalmente no que diz respeito ao trânsito: os meios de transporte têm de corresponder tanto à elevada procura durante o evento, como também às necessidades da população local depois do evento. Por este motivo, a maioria dos locais de jogo da Copa do Mundo de 2014 optou por uma solução flexível e eficiente nos custos: o lançamento de sistemas BRT. O sistema BRT completo planejado no Rio de Janeiro inclui várias linhas com um total de 157 km de comprimento. O primeiro trajeto BRT de 60 km de comprimento – Transoeste – foi inaugurado em 2012, antes do início da Copa do Mundo. O sistema foi dimensionado para elevada capacidade. Isto aplica-se tanto às paradas como também aos veículos: ônibus superarticulados de piso alto. Além das linhas normais, o sistema inclui linhas expressas que não param em todas as paradas, graças às faixas de ultrapassagem nas estações. No sistema BRT completo do Rio de Janeiro circulam da Mercedes-Benz, 101 ônibus de 23 m, 187 ônibus de 18 m e 26 ônibus de 12 m para as linhas auxiliares.

Bus Rapid Transit (BRT) em Belo Horizonte, Brasil: MOVE. 

Tal qual o Rio de Janeiro, Belo Horizonte também foi palco deste grande evento futebolístico em 2014. Confirmando as características de flexibilidade, rapidez e baixo custo de implementação, Belo Horizonte também enfrentou o desafio de mobilidade para transportar turistas e a população aplicando o BRT como solução. O sistema MOVE inaugurado em 2014 hoje conta com três corredores, 24 estações e 16 km de extensão, atendendo uma demanda diária de mais de 320 mil passageiros. O sistema aposta na versatilidade como uma de suas principais vantagens, contando com veículos convencionais e articulados, além de pistas segregadas com faixas de ultrapassagem, para oferecer o máximo de velocidade e conforto nas viagens.